01
dez
08

Crato: Drogas – Casos envolvendo mulheres preocupam

Clique para Ampliar

A jovem R.J.L. integra grupo de mulheres que se prostituem e são usuárias de drogas como o crack

Crato. O que tem chamado à atenção das autoridades policiais no Cariri é o envolvimento de mulheres com drogas. Das 20 recolhidas à cadeia pública do Crato, a metade responde a processo por tráfico de drogas. A informação é da diretora da unidade de segurança pública, Maria do Carmo Maio Esmeraldo.

Com 16 anos de idade e mãe de um filho de 3 anos, a usuária de crack R. J. L. faz parte de um grupo de cinco amigas que vivem exclusivamente da prostituição. Ela é o retrato fiel da degradação moral e social que aniquila e deprime a estrutura social em sua dignidade humana. A jovem conta que, esta semana, perdeu a companhia de uma amiga, grávida de oito meses, que foi presa porque estava roubando em um dos supermercados do Crato.

A usuária diz que é sempre assim. Quando não consegue dinheiro vendendo o próprio corpo, o jeito encontrado é roubar para comprar o crack que é passado por R$ 10,00, nos bairros do Crato.

A história é sempre a mesma. A maioria dos dependentes químicos vem das classes sociais mais baixas. Geralmente, são jovens oriundos de famílias desestruturadas. A jovem R.J.L. conta que chegou ao Crato, com 14 anos de idade, trazendo um filho a tiracolo.

Seu único ponto de referência era um bisavô. Ela preferiu a ficar com as companheiras de droga e prostituição.

A jovem diz que pensa em se recuperar para tentar refazer sua vida. Mas não existe na região nenhuma casa de recuperação que receba mulheres. Este é o grande problema verificado na região do Cariri. O Desafio Jovem, que funciona na zona rural do município, não tem condições sequer de atender aos usuários masculinos de drogas, que todos os dias procuram a entidade.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.


0 Respostas to “Crato: Drogas – Casos envolvendo mulheres preocupam”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário