03
jan
09

A vocação do Blog do Crato como meio maior de exaltação da Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara

ntem estive em uma reunião, onde, entre cumprimentos e elogios, discutíamos o real papel do Blog do Crato na atual conjuntura. Falávamos das críticas que temos enfrentado por parte de algumas pessoas, que nos acusam de alguns escritores do blog estarem confundindo o Blog com qualquer outro desses milhares de websites que existem na Internet sobre política, Lulismos, Psdbismos e Guerras. Discutíamos o universalismo e o regionalismo e qual o rosto, a linha de atuação que nós precisamos urgentemente trazer de volta ao nosso querido Blog do Crato sem desprezar o caráter universal também. Chegamos a algumas conclusões interessantes e aqui, passo a expressar o pensamento final, acordado pelos presentes á reunião.

ecerto que o Blog do Crato é de âmbito mundial, e deve conter matérias de todo o mundo. Podemos por exemplo, nos dar ao luxo de escrever crônicas sobre a faixa de Gaza, podemos escrever sobre discos voadores, mas o tema central que sempre deverá permear o Blog do Crato ainda deve ser sempre, SEMPRE o povo e a cidade do Crato. Não há sentido querer ser o tudo! Não tem muito sentido em querer ser um site de poesia a esta altura do campeonato, embora como sempre expresso, ocasionalmente se possa postá-las e isso DEVE acontecer sempre, porque a arte e a poesia do Crato devem estar sempre em evidência. Falo isto por uma questão de direcionamentos, posto que existem milhares de sites de poesia no Brasil aonde cada um pode também se enturmar de forma particular. Não tem sentido, por outro lado, ser um site por exemplo, de arte culinária, pois já existem outros milhares, assim como todos os outros assuntos. E que tal discutir política intempestivamente ? há decerto milhares de Blogs sobre Lula, sobre FHC, sobre PSDB, sobre PT, isso é o que nao falta na internet. Agora… quantos Blogs existem sobre a cidade do Crato, meus amigos ? Quantos existem que falam de seus costumes, suas tradições, que têm condições de mostrar ao mundo o pensamento desde o homem matuto aos príncipes da literatura produzida aqui no Crato ?

O leitor concluirá que só existe UM: O Blog do Crato. Aqui mesmo na região, temos diversos sites bons, porém especializados, o CaririCult mesmo é um deles, do qual faço parte. É um ótimo site dos poetas de todo o cariri. Uma bela mostra da intelectualidade da região, ou pelo menos de alguns. É um site de intelectuais para intelectuais.

Já o Blog do Tarso Araújo é um blog destinado a suprir a falta de notícias na região, Joga-se as notícias e têm-se a visão e interpretação particular do autor sobre tudo. Mesmo assim, o considero bastante válido.

Temos sites curiosos, como o do Marcos Peixoto, que trata das colunas sociais, e que seria ótimo se tratasse de toda a sociedade cratense, mas infelizmente esse é um site tão tendencioso, por facções políticas, politicagem com p minúsculo, que por exemplo, toda a parte da população que pertence ao lado do PSDB e outros que estão do lado de Samuel Araripe estão excluídos permanentemente das suas ilustríssimas, íssimas íssimas páginas sociais. Nada mais tendencioso e até certo ponto, imoral.

Temos outros sites muito bons, interessantes, mas particulares, que visam promover a produção individual de cada artista da região do cariri. Assim são os blogs dos próprios artistas, tais como Pachelly jamacaru, Wilson Bernardo, Carlos Rafael, Marcos Leobel, Socorro Moreira e recenetemente, Domingos Barroso, etc… esses valem muito a pena serem visitados.

Mas se você procurar um site que é TODO alma do homem Cratense, que abrange desde as piadas contadas na nossa querida praça Siqueira Campos, críticas aos buracos inúmeros dessa cidade, às vezes tão podre pelo canal do Rio grangeiro, as belezas da serra do Araripe, nosso povo, nossa gente, sem excluir também os intelectuais, só haverá um site, e se chama BLOG DO CRATO. Porque aqui, representamos a alma do povo Cratense! Quando transmitimos recados de Cratenses que moram fora para outros cratenses que moram também fora e precisam se comunicar, isso me dá muito mais prazer pessoal do que escrever uma crônica. Porque estamos sendo ÚTEIS à coletividade. E nada pior do que sentir-se inútil neste mundo. Quando criamos uma nova campanha de limpeza das ruas da cidade, quando entrevistamos alguém da administração, quando trazemos um artista para dar entrevistas, quando pego o carro e saio para fotografar lá da chapada do Araripe, quando paro para gravar os emboladores pelas ruas do Crato para mostrar ao mundo, quando enfim…tanta coisa que fazemos para enaltecer essa cidade tão nossa, tão querida, tão amada, que só mesmo estando fora dela ou enclausurados sente falta até do cheiro desta terra, dos becos e da simples visão de paraíso por entre as montanhas abençoadas. Somos um povo feliz, porque temos a consciência do lugar a que pertencemos, e aqui é um cântico, um cântico de exaltação a todos os Cratenses.

E esse cântico é um coro das milhares de vozes que nos prestigiam todo mês com suas visitas, aprovando o trabalho, e tentando segurar com as mãos, um pequenino pedaço daquilo que foi um dia seu torrão natal, e que um dia espera retornar, como todo bom Cratense o faz. Creio que não haja definição maior de objetivos do que esse. O Crato e o povo do Crato são nossa vocação e nosso destino. Desta cidade de Frei Carlos somos cativos. Somos hoje os verdadeiros índios Kariris, guardiães dos poderes desse imenso cobertor verde que nos protege, chamado Chapada do Araripe.

Então, finalizo aqui este breve artigo dizendo a todos os meus colegas: tudo é permitido! Tudo é louvável! que falemos das guerras do oriente médio, que falemos da administração Lula e seus grandes equívocos, que falemos também da política do governo Americano, de Che Guevara, de Fidel Castro, mas procuremos manter a ótica principal do Blog naquilo que é para nós o maior mérito, o de sermos filhos e amigos do Crato!

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
.


0 Responses to “A vocação do Blog do Crato como meio maior de exaltação da Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: