01
jan
09

A História do Blog do Crato desde o Início – Por: Dihelson Mendonça

Alô amigos leitores,
Bem-vindos ao ano de 2009…

Sinceramente, eu nunca esperei que este Blog fosse tão longe quanto estamos agora. Dão-me notícias de gente em Paris, Londres, Barcelona, San Francisco, Comunidades inteiras de cratenses no Rio de Janeiro, São paulo, Brasília…etc…

Tudo isso é bom, é maravilhoso para uma coisa que começou como uma brincadeira. Meu primeiro computador, foi um TK82C, pelos idos de 1984 ( isso mesmo, 1984 ), rodava com um processador Z80. Naquela época, os computadores tinham 1kbyte de memória, coisa absurdamente grande para a época…Mas antes de falarmos em internet, devo lhes contar qu antes dela chegar ao brasil, pelo idos de 1994 em forma de provedores, criei em 1993 um sistema de BBS – Boletim Board System aqui no Crato, que era digamos assim, os primórdios do que viria a ser a internet. As BBS do Brasil formavam redes de computadores através de linhas telefônicas, e em 1994 eu consegui disponibilizar e-mails para meus mais de 120 usuários do cariri. A BBS chamava-se Mega-Star BBS. Era um sistema via computador e modem em que a pessoa se conectava e baixava programas, mandava e-mails via internet ( em troncos de São paulo ). Com a chegada dos grandes provedores no cariri como BaydeJBC e NetCariri, não havia mais sentido manter a BBS, porque os gastos para aquisição de aparelhos, links via embratel seriam astronômicos, então achei que deveria acabar com a BBS. isto coincidiu tambem com o falecimento de meu amado Pai. Com a chegada da internet no Brasil, através da Mandic BBS em São paulo, fui um dos primeiros internautas do Brasil, pois eu já era usuário da Mandic BBS. Naquela época usávamos coisas tão pré-históricas para acessar, que nem vale a pena mencionar, apenas o fato de que os modems tinham velocidade de uns 8400 bits por segundo. Coisa absurdamente lenta.

Desde essa época, vislumbrei um futuro para a integração do cariri. Um grande sonho de juntar, reunir as pessoas do Crato, nossos vizinhos, amigos em um sistema que pudesse tornar as relações entre as pessoas mais humanas. Por muitos anos eu batalhei em cima de tecnologias que pudessem tornar realidade isso. Construí websites…e cheguei em 1998 a transmitir pela primeira vez uma estação de rádio a partir do crato, que foi ouvida e respondida por Brasileiros na Noruega. Mas a internet não estava preparada para a revolução digital pós ano 2000 que presenciamos.

Em 2005 eu construí o “Portal do crato” , website dedicdo ao crato, aonde tínhamos reportagens, listas de hotéis, posadas, etc… era um projeto interessante, mas havia algo que nao deslanchava. Pouca gente acessava. Muito poucos. Como fazer para atrair pessoas ? imaginei que as pessoas não compareciam porque elas não tinham como responder, como se expressar. E foi isso que aconteceu. No final de 2006, eu criei um pequeno Blog, logo eu que detestava a palavra Blog, achava que isso era coisa de adolescente… tsc tsc… mas um Blog nada mais é que um site interativo, um conjunto de pequenas notas, como um mural ou um Fórum. Mas a vantagem de um blog é que se pode trabalhar com multimídia, sons, imagens, vídeos… era o que eu queria!

Meus trabalhos com música e o meu trabalho como webmaster de provedores de internet e webdesign para ganhar uns trocados vendendo homepages para empresas me deram conhecimento em linguagens Html, Java e javascript. De posse disso, comecei a elaborar o Blog do Crato, que não tinha muita pretensão, apenas de servir de apoio para o Portal do Crato. Com o tempo , o Blog do crato passou a ser acessado por muita gente que gostava de responder, de participar, enquanto o Portal do Crato foi minguando…

Resolvi então fechar o portal do crato e transferir todo o coneteúdo para o Blog do Crato. Foi a coisa mais acertada que eu já fiz na informática. O sucesso do Blog do crato começou a disparar, porque havíamos uma sólida estrutura de conhecimentos, uma base de informação coletada do Portal do crato que dava suporte ao Blog. A partir daí, foi apenas uma questão de adaptação de tecnologias, estudar bastante Html e outras coisas.

O FUTURO:

O Blog do crato em 2007 começou a crescer, e em 2008 cresceu assustadoramente. Hoje temos garantidamente acessos em torno de 25.000 por mês, e mais de 65 pessoas da maior qualidade literária que escreve para o Blog. Muita gente que tem inveja de nós acha que começamos ontem, quando não participou , não sabe quantas noites já passei em minha vida acordado mexendo nesse Blog.

Como muitos sabem, minha profissão é Música. Sou pianista profissional há 25 anos. larguei Engenharia Eletrônica para ser músico, pois o talento nos puxa como um imã. Em 1998 construí um estúdio de gravação para CDs. Foi um investimento gigantesco para minhas posses, mas graças a esse estúdio e aos meus inúmeros Concertos de Piano que viajo para as Capitais a fim de tocar, tenho sobrevivido e ganho o pão de cada dia com o suor de meu trabalho. Com o dinheiro desses concertos, apresentações no BNB, e uma ajuda substancial da minha querida mãe, é que tenho mantido o Blog do crato e diversos outros websites que dão suporte a projetos altruísticos, como o “Portal do Jazz”, que promove a música instrumental brasileira, e a Radiopiano, uma estação direcionada à música pianística do mundo, website esse visitado por alguns dos maiores pianists do mundo.

Por 3 anos eu mantive esse conjunto de coisas por puro altruísmo, porque acho que é dever de toda pessoa fazer algo de útil para melhorar nosso mundo dentro do nosso âmbito de conhecimento. Tudo ia relativamente bem, até que nosso querido, estimado e idolatrado Blog do crato começou a me tomar horas e horas de edição todo dia. Para resumir, eu devo ser verdadeiro e contar que de alguns meses para cá, minha vida se resume a quase ficar diagramando, corrigindo textos, procurando fotos, escrevendo artigos, fotografando eventos, filmando eventos, com o intuito de nao deixar a peteca cair. As pessoas que acessam nosso blog são muito exigentes quanto ao conteúdo e elas têm toda razão, esse é um caminho sem volta.

E para completar nosso quadro, desde a criação do estúdio de áudio, é meu pensamento que é preciso, de alguma forma que criemos um núcleo de Audiovisual, para filmarmos shows, entrevistas no estúdio, gravar DVDs, documentários e eventos para a criação do Museu da Imagem e do Som. É preciso investir nisso! É preciso preservar em DVD a arte produzida aqui nesse imenso celeiro que se chama CARIRI para a posteridade, antes que eles desapareçam. Há poucos dias faleceu um grande da cultura popular: O mestre “Correinha”. Se há muito tempo tivéssemos esse núcleo de produção de audiovisual, quantos documentários não teriam sido produzidos sobre o artista e estariam disponíveis para o público pelo Museu para que todos gratuitamente e democraticamente pudessem usufruir da cultura e Arte produzida aqui ?

Então, eu tenho um projeto. um projeto de que não abro mão. É preciso construirmos esse núcleo de produção de vídeos para a criação do Museu da Arte e do Som. Há muito tempo eu busco patrocínio para essa idéia.

É por isso que vez por outra, lanço campanhas de doações e de patrocínios do Blog do Crato, porque é através disso que um dia conseguiremos construir esse núcleo de Audiovisual. O terreno ja existe, fica ao lado do atual estúdio. Com cerca de R$ 50.000 reais, é possível construir.

Então vem a grande pergunta: Como Ajudar o Blog do Crato ?

Na verdade, para construirmos o núcleo de Audiovisual é preciso patrocínio e doações.
O que eu peço às pessoas não é nada de graça. Algumas pessoas me abordam na rua e perguntam: Como posso ajudar o blog do crato ?
A resposta é simples: A maioria das pessoas possuem algum tipo de negócio… empresas. Essas empresas bem que poderiam divulgar seus produtos e serviços no Blog, como o fazem em milhões de outros sites pelo mundo inteiro, como no Uol, Globo.Com, Terra, Ig, etc… A internet sobrevive de uma única palavra mágica: PUBLICIDADE.

Ofereço-lhes uma troca justa e mundial. Não quero nada sem oferecer algo em troca. Ofereço PUBLICIDADE em troca de patrocínio. Se alguém deseja ajudar e possui uma empresa, divulgue a sua empresa. Se você é médico, advogado, profissional liberal, divulgue o seu negócio, e assim, uma mão lava a outra. Nós fazemos a sua publicidade da melhor forma possível. É uma coisa JUSTA que eu acho que merece prioridade, porque a única finalidade do Blog do Crato é:

01 – Divulgar o que de melhor a cidade possui e as suas belezas, história, etc
02 – Zelar pelo Bom nome da cidade
03 – Congregar os filhos do crato espalhados mundo afora.
04 – promover o intercâmbio entre os cidadãos cratenses.
05 – Defender o Crato de todas as formas.

Se você acha que esses propósitos são nobres e merece a sua ajuda, o seu auxílio, sinta-se à vontade para divulgar a sua empresa, e se quiser, pode contribuir financeiramente através de doações para a construção do Núcleo de Produção Audiovisual.

A única forma de ajudar, é ajudando. Queremos um trabalho justo: Publicidade em troca de Patrocínio. E nosso Blog é um bom local para anunciar. 25.000 acessos por mês não é de alguma empresa jogar fora…

Veja algumas fotos do Blog do Crato e DM Studio atualmente:

Acima: DM STUDIO, estúdio principal construído em 1998, sala da técnica, estúdio onde são gravadas entrevistas de áudio, edições, e de onde sairá a ampliação do espaço para o setor de vídeo.


Localizado em outra sala, computador principal, onde são postados os artigos do Blog.

Acima: sequênciador usado como auxiliar para gravação de trilhas, vinhetas no formato MIDI.

Acima: Câmera de alta qualidade ( 3 ccds ) da Panasonic, onde são gravadas as reportagens e entrevistas para o Blog do crato.


Central de armazenamento de dados em HDs externos: Atualmente contendo 8 terabytes em HDs de 500 e 400 gb.

Acima: servidores dos sites do Blog do Crato, funcionando 24 horas por dia, mantendo diversos sites hospedados, como o Portal do Jazz, Radiopiano, Rádio Chapada do Araripe 24hs no ar há 3 anos, e são gravadas estações de rádio da cidade, além de servidor para empresas parceiras como AraujoSAT.

Vista traseira dos servidores.

Sistema de backup para se evitar perda de dados de até 4 horas de duração de blackout elétrico.


Armazenamento Externo em HDs de 500Gb e 1 Terabyte.

Outra visão do estúdio de produção de áudio. Precisamos agora construir o estúdio de produção de VÍDEO.

Abraços,

Dihelson Mendonça
.


0 Responses to “A História do Blog do Crato desde o Início – Por: Dihelson Mendonça”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

