30
dez
08

Aeroporto de Juazeiro – Fluxo de passageiros supera ano anterior

Aeroporto Regional do Cariri

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Cada vôo no Aeroporto Orlando Bezerra sai com mais de 100 passageiros. É evidente constatar a falta de espaço adequado no terminal de embarque (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)

Aeroporto de Juazeiro do Norte ainda aguarda rescisão de convênio com Governo do Estado para promover melhorias

Juazeiro do Norte. Mesmo sem boas condições para recepcionar passageiros e pista ainda a ser homologada e reforçada para receber aeronaves de grande porte, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município, prevê fechar o ano com movimentação recorde de 170 mil passageiros. O número surpreende os próprios operadores da Infraero, que previam seis mil passageiros a menos. A perspectiva para 2009 é fechar com 200 mil. O ano de 2008 supera o anterior em cerca de 17 mil passageiros a mais. A previsão para início do novo terminal, com projeto previamente avaliado em R$ 22 milhões, é somente para 2010.

Mesmo com os números positivos em termos de movimentação, o Aeroporto de Juazeiro contabiliza conquistas, com a doação de parte da área territorial pelo Governo do Estado, para que sejam feitas as obras do terminal, hoje com espaço insuficiente para a movimentação no local. A cada vôo, com cerca de mais de 100 passageiros, é possível notar a falta de espaço adequado.

Segundo o superintendente regional da Infraero, Edson Fernandes, um dos entreves para dar continuidade ao projeto com maior rapidez é a formalização do fim do convênio entre o Governo do Estado, na época feito com o governador Lúcio Alcântara, para investimentos na parte de infra-estrutura, e a própria Infraero. O superintende explica que dificuldades até para renovar a pintura do Aeroporto se apresentam por conta desse convênio firmado que responsabiliza o Estado por obras no local.

Por conta dos constantes problemas relacionados aos entreves burocráticos, Edson Fernandes diz que Juazeiro poderá perder os R$ 10 milhões previstos na emenda orçamentária de parlamentares cearenses para investimento na pista, que atualmente tem restrições para vôos com aeronaves de grande porte. Ele afirma que os deputados José Guimarães e José Pimentel (ambos do PT), na época relator do orçamento, estão empenhados na continuidade da emenda, mas não é algo garantido. “O governo precisa rescindir o contrato para nos dar espaço de investir”, diz Edson Fernandes.

O Diário do Nordeste vem acompanhando a situação do Aeroporto, que este ano chegou a perder quatro dos seis vôos diários. Novamente, em setembro deste ano, passou a contar com quatro vôos diários, após o retorno das operações da Oceanair. Com isso, a região está com vôos diários para as principais praças do País, como Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além da Capital do Estado.

Após esse primeiro momento, várias reivindicações passaram a ser feitas por meio do Ministério Público, no sentido de providenciar mais vôos para atender ao crescimento da demanda de passageiros.

Várias audiências foram realizadas em Juazeiro do Norte e Fortaleza para adequar as condições do Aeroporto Orlando Bezerra às exigências burocráticas e técnicas e, com isso, conseguir que novos vôos passassem a operar no Cariri. Uma das preocupações até o momento para serem iniciadas melhorias no Aeroporto, tanto na pista quanto na ampliação do terminal de passageiros, é adequação em cartório do documento de doação pelo Estado da área territorial do Aeroporto à Infraero.

“Temos que regularizar para que a Infraero venha assumir definitivamente o Aeroporto”, diz o superintendente. O ajustamento legal se torna necessário, para que a Infraero possa começar os investimentos.

Os recursos para a construção do terminal do Aeroporto será pleiteado pela Infraero por meio do Plano de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). De acordo com Edson Fernandes, o projeto básico para o terminal está praticamente pronto. Em janeiro, será dado um dimensionamento por meio do setor de Engenharia da Infraero, incluindo procedimentos como licenças ambientais entre outros. Já está tudo pronto para licitar o projeto básico. Na seqüência, será licitado o planejamento executivo.

O superintendente destaca urgência nas novas mudanças para o terminal, há alguns anos já propostas para serem feitas. O único aeroporto do Interior do Estado não tem sequer homologada a pista ampliada há cerca de quatro anos. Ele disse que a própria Infraero deverá ter uma maneira para resolver a antiga situação.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

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Oferta de vôos tem horários variados
Os vôos mantidos pelas empresas que operam no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, são os seguintes: Gol – 01h40 (desembarque, vindo de Fortaleza) 4h35 (embarque – Fortaleza); 15H30 (desembarque de Brasília /Recife) – saindo às 16 horas (Juazeiro – Recife – Brasília). Pela OceAnair, São Paulo (Sai às 9h45), Brasília (Saída às 11h40), Juazeiro do Norte (13h55 chegada e saída às 14h25) e Fortaleza (chegada às 15h25); Fortaleza (Sai 14h55) – Juazeiro (Chegada às 16h05 e Saída às 16h35) – Brasília (Chegada às 18h35), com conexões por São Paulo – Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Mais informações:
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Av. Virgílio Távora, 4000, Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3572.0700 / 3572. 2118

Reportagem: Elizângela Santos
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
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