28
dez
08

Educação – Reviravolta em Pernambuco – Por Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes

EDUCAÇÃO: REVIRAVOLTA EM PERNAMBUCO

Estudiosos apontam um sistema de educação eficiente como o ponta pé inicial da solução dos problemas sociais do país. A propósito, a tese de doutorado de Carlos Langoni, trabalho responsável pela sua projeção no mundo acadêmico, foi que a má distribuição de renda no Brasil tem origem direta na má qualidade do ensino oferecido à maioria da população. Apoiado em equações matemáticas, Langoni mostrou que a elite matricula seus filhos em escolas caras, bem equipadas, com professores qualificados, capazes de transmitir conhecimentos de alto nível. Por outro lado, os filhos dos “sem privilégios”estudam em colégios públicos ou de mensalidades baixas, sem condições de preparar os alunos para vestibular, concursos e boas vagas no mercado de trabalho. Como poder e o lucro tendem a ser maior nas mãos dos bem (in)formados, a maior parcela do PIB fica sempre nas mãos da elite. O círculo vicioso tende a perpetuar a situação de desequilíbrio.
Pernambuco resolveu mudar o rumo desta tendência. Adotou medidas criativas, baseadas em aspectos técnicos e acompanhadas por avaliações e critérios objeto de ampla divulgação. O primeiro passo foi requalificar os professores com oferta de cursos ministrados pela própria secretária e incentivos para que os mestres freqüentem cursos de entidades reconhecidas. Paralelamente a isto, reformou as escolas e dotou-as de equipamentos novos, inclusive laboratório de informática. Antes que fosse exigência de lei federal, o Estado adotou o piso salarial e corrigiu os vencimentos dos servidores. Fez concurso para preencher vagas existentes. Mapeou o Estado identificando vazios e construiu colégios em municípios carentes, a exemplo de Granito, pertinho do cariri cearense.
Desenvolveu plano estratégico para acelerar a melhora do ensino. Dividiu o Estado em regiões e em cada uma delas identificou o melhor colégio estadual. O escolhido passou a ser o espelho para os demais. Anualmente, os índices de aproveitamento dos alunos são avaliados. Se o resultado for positivo, todos os servidores da unidade recebem um ordenado extra, equivalente ao 14º salário.
A implantação destas medidas foram acompanhadas de outras providências simples visando obter participação da comunidade na educação dos filhos, tipo, divulgação na internet do calendário e horário das aulas e provas, da grade de matéria com nomes dos respectivos professores, distribuição de fardas, calçados, livros didáticos, rigorosa fiscalização dos alunos que recebem bolsa escola e outros benefícios sociais vinculados à presença/rendimento escolar.
Os professores que concordam freqüentar cursos de especialização, recebem assinatura de jornal da sua escolha, bônus exclusivo para aquisição de livros e as escolas fazem jus a assinatura de revistas semanais informativas para que fiquem atualizados com o que acontece no mundo.
A medida mais recente foi ceder a cada professor, sem ônus, um notebook com kit básico para acesso à internet, programas ligados à matéria que leciona, todos com canal de comunicação direto com a secretaria de educação. Assim, as instruções e os problemas são relatados “on line”, o que reduziu a burocracia e o tempo de resposta. Foi instalada rede interligando todas as escolas e os 26.000 professores. É bom frisar que os mestres têm treinamento para utilização da informática e a manutenção, assim como o custo da net são de responsabilidade do Estado.
Não é à toa que o atual governador, que tem fortes raízes cearenses no sangue, é recordista de popularidade entre os pernambucanos, 79%, conforme pesquisa do Instituto Exatta, divulgada hoje.


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