28
dez
08

As notícias da Semana no Cariri – Coluna Tarso Araújo


As Notícias do Cariri da Semana !


ASSENTAMENTOS

Aproximadamente 170 famílias dos municípios de Jardim, Brejo Santo e Jati, ambas localizadas na região Cariri Leste, deverão ser assentadas na fazenda Baixa Grande, no município de Jati. O assentamento é fruto de uma negociação feita entre o proprietário do terreno e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A informação sobre o acordo foi dada pelo superintendente do Incra, Raimundo Amadeu de Freitas. Todas essas famílias, segundo ele, foram cadastradas para que fossem assentadas no imóvel que fica na confluência dos três municípios. O imóvel foi desapropriado mediante uma ação judicial.

SEMANA DE ECONOMIA
Discutir o desenvolvimento regional e a crise econômica que atinge os mais variados setores da economia global. Foram alguns pontos da Semana de Economia, realizada pela Universidade Regional do Cariri (Urca), com encerramento no último dia 12. O ciclo de debates contou com a participação de estudantes de economia e possibilitou a abertura de novas perspectivas de estudos, entendimentos e desafios para os acadêmicos e pesquisadores da área. Palestras, minicurso, painéis foram apresentados, com a presença de profissionais, docentes da Urca e de outras universidades do Brasil. A palestra de abertura foi proferida pelo economista Pedro Jorge Ramos Viana sobre “A Crise Financeira Internacional e a Economia Brasileira”, com coordenação de mesa do professor doutor em Economia, Micaelson Lacerda.

CONFRATERNIZAÇÃO
A Universidade Regional do Cariri (Urca), realizou, no último dia 23, no Salão de Atos da Instituição a festa de confraternização natalina, contando com grande número de servidores e a administração superior. A programação contou com uma missa celebrada pelo padre Rocildo Alves, que ressaltou as realizações da Urca durante o ano de 2008. Os próprios servidores participaram do momento, lembrando conquistas importantes como as obras da universidade, projetos, e as mudanças ocorridas durante a gestão atual. O reitor da Urca, professor Plácido Cidade Nuvens, em seguida fez os agradecimentos pela boa participação de todos no momento de confraternização, além de desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os participantes da festa natalina. Todos os servidores foram presenteados com cestas natalinas, entregues pelo reitor e a vice-reitora, Otonite Cortez. Vários brindes, incluindo eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram sorteados entre os servidores. Os presentes foram ofertados por empresas parceiras da universidade. Um coquetel foi servido, encerrando as festividades.

CHUVAS
As chuvas que caíram no Cariri este mês de dezembro foram consideradas boas. Mas a Funceme não considera que seja uma garantia de bom inverno. Entretanto, produtores rurais já começam a plantar. No distrito de Santa Fé, em Crato, produtores já estão plantando arroz e feijão. Esses produtores acreditam sim em um inverno bom, com boa safra e produção acima da média.

COMÉRCIO
As vendas de Natal no comércio do triângulo Crajubar pode chegar a um aumento de até 10%. O Natal é sempre um período em que as vendas superam expectativas. Em Juazeiro do Norte, o comércio tem força, em uma economia que vem crescendo muito nos últimos anos. Juazeiro se destaca no Cariri, cresce a olhos vistos, em todos os setores.

SEGUNDONA
Guarani de Juazeiro e Crato Esporte Clube se preparam para representar o Cariri na segunda divisão do futebol cearense, em 2009. O Azulão do Cariri, nos últimos quatro anos, chega às semifinais, mas não tem sucesso e não conseguiu ainda chegar à elite do futebol cearense. O Leão do Mercado sobe um ano, desce no outro. Não tem um trabalho linear, que consiga dar consistência ao time. O ano que se aproxima será difícil para essas duas equipes.

SEGURANÇA
Uma informação que deve ser levada em consideração: oitenta celulares roubados em Juazeiro em trinta dias. A violência em 2008 foi uma constante na vida dos caririenses. Ano em que o Governo do Estado, pelo menos no Cariri, abandonou a segurança pública.

DESTAQUE
Lágrimas no papel, peça de Cacá Araújo, foi um dos destaques da cena cultural do cariri em 2008.

FUTEBOL.
Empresário Zacarias Silva, dirigente do Icasa, realizando trabalho para que o Verdão seja campeão cearense em 2009.

CENTRO HISTÓRICO
Barbalha, que tem em seu centro histórico um de seus espaços mais bonitos.

Fonte: Jornal “O Povo”
.


0 Responses to “As notícias da Semana no Cariri – Coluna Tarso Araújo”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: