24
dez
08

Melhores dias para o Crato

Pedro Esmeraldo

A maior glória é ser filho do Crato, berço da liberdade desta província, pátria dos primeiros soldados da Independência, que conquistaram a liberdade, às custas do seu sangue e sacrifício, não só para si, mas para as províncias do Piauí e do Maranhão. Do Crato, surgiu o primeiro brado pela liberdade: a Confederação do Equador. Por isso são chamados seus filhos Espartanos do Norte. Essas palavras foram pronunciadas pelo Pe. Alexandre Francisco Ceberlon Verdeixa, durante uma sessão da Assembléia Provincial, em Fortaleza, em 1848.
Hoje a maioria dos cratenses não segue esse exemplo do passado, permanece um pouco acomodada. Não reage diante das dificuldades dos insultos provocados constantemente pelos seus algozes. Vez por outra, aparecem de mansinho, pessoas interessadas em levar o patrimônio para outras localidades, sucateando sorrateiramente, sempre imitando o gato: dando tapa e escondendo a unha. São astuciosos, provocam vexames, o que é preciso tomar cuidado de suas posições, defensores de sua região. Isso não passa de artimanhas perigosas. Adquirem o que desejam e levam para si todo o progresso evolutivo adquirido pelo Crato através dos anos.
Lembramos aos cratenses que estejam de olhos abertos, não vacilem, lutem até o fim, pois afirmamos que para tudo que se consegue é preciso ser limitado, trazendo conforme a conveniência necessária. Temos que tomar cuidados, para não cairmos numa armadilha. Lembramos a vinda da Escola Ciências Agrárias; pois recordamos o dito popular: quem tem os olhos fundos começa a chorar cedo, para não acontecer o pior, uma vez que há dúvida da vinda dessa unidade para o nosso meio.
Se não nos falha a memória, recapitulamos os fatos ardilosos da vinda da Universidade Federal do Ceará que seria instalada em Crato, com equilíbrio igualitário para o Cariri. Infelizmente aconteceu o contrário, arrebataram-na para si, nas caladas da noite, sob artífice de alguns cratenses, alegaram que o Crato não tinha representação política para se defender.
Felizmente, houve revolta no seio da população, alguns não se conformaram, e reagiram com repúdio a essa medida arbitrária e o povo ficou atônito sem saber o que fazer. Até hoje as autoridades permanecem ainda arredias, sem nenhum movimento para esboçar uma reação digna, à altura do Crato. Por isso, estamos lembrando para não se deixar enganar pelas diabruras das pessoas vaidosas e sonegadoras do progresso. Todos merecem um lugar ao sol.
Novamente, relembrando os erros do Prefeito Municipal em escolher erroneamente seus assessores. É preciso tomar cuidado para saber selecionar as pessoas certas em lugar certo. Não devemos colocar em cargos de confiança, pessoas que não sejam qualificadas para exercer um trabalho consciente, eficaz, e não sem entender patavina do assunto.
Sabemos da capacidade de trabalho do gestor. Gosta do Crato e é dedicado ao bom andamento da sua gestão. Acreditamos que poderá fazer boas escolhas no seu quadro de auxiliares e que venha a favorecer com pessoas capacitadas e que tenham amor ao trabalho. Pessoas que contribuam para o município nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Na escolha de uma boa assessoria está o segredo de efetuar uma administração de qualidade. Seja coerente, tenha calma, não caia nas lábias desses algozes que nada fazem a não ser atrapalhar o bom desempenho administrativo.

OBS.: Postagem a pedido de seu autor, com a permissão dos responsáveis pelo “blog”.


0 Responses to “Melhores dias para o Crato”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: